quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

BLOCOS ECONÔMICOS

APEC: Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico foi fundada em 1989 na Austrália, cujo principal objetivo é a criação de uma área de livre comércio entre os países membros e Hong Kong. Os integrantes da Apec são: Austrália, Brunei, Canadá, Chile, China, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Malásia, México, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Peru, Filipinas, Rússia, Cingapura, Tailândia, Vietnã, Estados Unidos, além de Taiwan e Hong Kong.

NAFTA: Tratado Norte Americano de Livre Comércio, é um tratado envolvendo Canadá, Estados Unidos e México numa atmosfera de livre comércio, com custo reduzido para troca de mercadorias entre os três países. O NAFTA entrou em vigor em 1º de janeiro de 1994.

ALCA: Área de Livre Comércio das Américas foi uma proposta feita pelos Estados Unidos durante a Cúpula das Américas, em Miami, no dia 09 de Dezembro de 1994, com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos, exceto Cuba, formando assim uma área de livre de comércio.

ASEAN: Associação de Nações do Sudeste Asiático é um bloco econômico que foi criado em 8 de agosto de 1967. É composto por dez países do sudeste asiático: Tailândia, Filipinas, Malásia, Cingapura, Indonésia, Brunei, Vietnã, Mianmar, Laos e Camboja. Este bloco possui um acordo de cooperação econômica com a UE (União Europeia).  A sede do bloco fica na cidade de Jacarta, capital da Indonésia. Embora o objetivo principal do bloco seja o desenvolvimento econômico, ele apresenta também propostas nos campos sociais e culturais.

MERCOSUL: Mercado Comum do Sul foi criado em 26/03/1991. Os membros deste importante bloco econômico da América do Sul são: Argentina, Brasil Paraguai e Uruguai. A aprovação da entrada da Venezuela está na dependência de aprovação do Congresso Nacional do Paraguai, pois os congressos nacionais do Brasil, Argentina e Uruguai já aprovaram a entrada da Venezuela no Mercosul.


UE: União Europeia é um bloco econômico, político e social de 27 países europeus que participam de um projeto de integração política e econômica. Os países integrantes são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia,  Portugal, Reino Unido, República, Romênia e Suécia. Macedônia, Croácia e Turquia encontram-se em fase de negociação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário