quinta-feira, 28 de março de 2013

Revolução Industrial e o Capitalismo

A Revolução Industrial teve início no século XVIII na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na idade Média o artesanato era a forma mais utilizada de produzir, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias.
O século XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes (a invenção das locomotivas a vapor, a Maria Fumaça) e máquinas (principalmente os teares), revolucionaram o modo de produzir. Com o crescimento populacional, o desenvolvimento da agricultura, a criação das cidades e o aumento da divisão de trabalho, as pessoas passaram a viver em sociedades maiores, nas quais era necessária uma organização da produção por relações interpessoais envolvendo um grande número de pessoas, foi assim que surgiu o capitalismo.
O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas.
Grande parte dos lucros e do capital em circulação no mundo passa pelo sistema financeiro. A globalização permitiu as grandes corporações produzirem seus produtos em diversas partes do mundo, buscando a redução de custos. Estas empresas vendem estes produtos para vários países, mantendo um comércio ativo de grandes proporções. Os sistemas informatizados possibilitam a circulação e transferência de valores em tempo quase real.
A Revolução Industrial tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana. A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora e o crescimento desordenado das cidades também foram consequências prejudiciais para a sociedade. Infelizmente, muitas empresas não investem em seus operários e muitos deles trabalham sem a menor motivação, apenas fazem o que é preciso para se manterem no emprego e assegurar o bem estar de sua família.



terça-feira, 5 de março de 2013

O Mundo sem Ninguém

Um ótimo vídeo de como seria o Planeta Terra sem a presença humana. Vale a pena ver !!!