sábado, 18 de agosto de 2012

WEBQUEST

Vivemos em um mundo que se encontra em constante mudança e transformação, sejam elas naturais, como também de ações humanas, através da criação de infraestruturas, tecnologias e bens de consumo (mercadorias), com a finalidade de melhorar e aperfeiçoar a vida do ser humano no globo terrestre. Para posteriormente entender como o espaço mundial é produzido, e de alguma forma acaba sendo dividido entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, tentando perceber as diferenças e desigualdades econômicas, sociais, políticas, científicas e tecnológicas existentes nas inúmeras nações que compõem a humanidade.


Para acessar a webquest clique no link abaixo:



segunda-feira, 13 de agosto de 2012

RIO +20

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), conhecida também como Rio+20, foi uma conferência realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 na cidade brasileira do Rio de Janeiro, cujo objetivo era discutir sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável (desenvolvimento do meio ambiente).
Considerado o maior evento já realizado pela Nações Unidas, o Rio+20 contou com a participação de chefes de estados de cento e noventa nações que propuseram mudanças, sobretudo, no modo como está sendo usado os recursos naturais do planeta. Além de questões ambientais, foram discutidas durante a CNUDS, questões como a falta de moradia.





quinta-feira, 9 de agosto de 2012

EFEITO ESTUFA


O efeito estufa tem colaborado com o  aumento da temperatura no globo terrestre nas últimas décadas. Pesquisadores do clima afirmam que, num futuro próximo, o aumento da temperatura provocado pelo efeito estufa poderá ocasionar o derretimento das calotas polares e o aumento do nível dos mares. Como consequência, muitas cidades litorâneas poderão desaparecer do mapa.
O efeito estufa é gerado pelo desmatamento e pela queimada das de florestas, pois são elas que regulam a temperatura, os ventos e o nível de chuvas em diversas regiões. Como as florestas estão diminuindo no mundo, a temperatura terrestre tem aumentado na mesma proporção. Outro fator que está gerando o efeito estufa é o lançamento de gases poluentes na atmosfera, principalmente os que resultam da queima de combustíveis fósseis. O gás carbônico (CO2) e o monóxido de carbono (CO) ficam concentrados em determinadas regiões da atmosfera formando uma camada que bloqueia a dissipação do calor. Esta camada de poluentes funciona como um isolante térmico do planeta Terra. O calor fica retido nas camadas mais baixas da atmosfera trazendo graves problemas ao planeta.
Muitos ecossistemas poderão ser atingidos e espécies vegetais e animais poderão ser extintos. Estas alterações climáticas poderão influenciar negativamente na produção agrícola de vários países, reduzindo a quantidade de alimentos em nosso planeta. A elevação da temperatura nos mares poderia ocasionar o desvio de curso de correntes marítimas, ocasionando a extinção de vários animais marinhos e diminuir a quantidade de peixes nos mares.
Preocupados com estes problemas, governos de diversos países já estão tomando medidas para reduzir a poluição ambiental e a emissão de gases na atmosfera. O Protocolo de Kyoto prevê a redução de gases poluentes para os próximos anos.


segunda-feira, 6 de agosto de 2012

TIPOS DE PAISAGEM

A paisagem pode receber vários significados, mas na ciência geográfica é definida como um conjunto de estruturas naturais e sociais de um determinado lugar. Todos os elementos componentes do espaço em que o homem habita formam a paisagem geográfica ou meio ambiente.

Paisagem Natural: Quando não há modificações feitas pelo homem chama-se Paisagem Natural, resultados da própria dinâmica da natureza como o relevo, o solo, a vegetação, florestas, rios, montanhas, lagos e oceanos.



Paisagem Cultural: Abrange as construções humanas como pontes, ruas, casas, edifícios, sítios e fazendas. Então, quando uma paisagem tem elementos humanos chama-se Paisagem Humanizada ou Cultural.


quinta-feira, 2 de agosto de 2012


PONTOS CARDEAIS

Em termos acadêmicos, os pontos cardeais são quatro:
Norte - N, também chamado "Setentrional ou Boreal";
Sul - S, também chamado "Meridional ou Austral";
Leste - L,  também chamado "Oriente ou Nascente";
Oeste - O, também chamado "Ocidente ou Poente".

Há também quatro Pontos Colaterais:
Nordeste - NE;
Sudeste - SE;
Noroeste - NO;
Sudoeste - SO.